Anistia de Bolsonaro: 54% dos brasileiros são contra, 39% apoiam, diz Datafolha

Anistia de Bolsonaro: 54% dos brasileiros são contra, 39% apoiam, diz Datafolha

Pesquisa indica que 54% dos brasileiros são contra perdão ao ex-presidente, enquanto 39% apoiam a medida. Levantamento ouviu 2.005 pessoas em 113 municípios

Levantamento do Datafolha revelou que 54% dos brasileiros se opõem à concessão de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A pesquisa, realizada entre 8 e 9 deste mês, consultou 2.005 pessoas em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Os resultados detalhados da pesquisa mostram que:

* 54% dos entrevistados são contra a anistia para Bolsonaro, enquanto 39% apoiam a medida
* Em relação aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, 61% se opõem à anistia, com 33% favoráveis
* 50% dos brasileiros apoiam a prisão do ex-presidente, contra 43% que se manifestam contrários à medida
* No Nordeste, o apoio à prisão de Bolsonaro é mais expressivo, atingindo 62% dos entrevistados
* Entre jovens de 16 a 24 anos e católicos, o apoio à detenção também supera a média nacional, chegando a 56%

A evolução histórica das pesquisas do Datafolha sobre o tema mostra variações significativas. Em abril, quando iniciou-se a série de sondagens sobre a prisão de Bolsonaro, 52% eram favoráveis e 42% contrários. Em julho, houve um empate técnico com 48% a favor e 46% contra.

O atual cenário coincide com o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de Bolsonaro e outros sete acusados considerados centrais na trama golpista. A pesquisa também revelou uma mudança na percepção sobre a possibilidade de prisão do ex-presidente: 50% agora acreditam que ele será preso, revertendo a tendência anterior onde a maioria acreditava em sua impunidade.

Bolsonaro e seus aliados foram condenados por múltiplos crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ex-presidente busca agora o direito de cumprir a pena em prisão domiciliar, citando as sequelas da facada sofrida durante a campanha de 2018.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS