A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou uma operação contra um adolescente de Ribeirão Preto (SP) suspeito de usar o Roblox para solicitar fotos íntimas e exigir automutilação de uma criança de 12 anos, moradora do interior do RS. O caso, revelado nesta sexta-feira (12), envolve múltiplas plataformas digitais e comportamento predatório.
Segundo o delegado Marcos Vinícius Nespolo de David, a investigação analisa possíveis atos análogos aos crimes de perseguição, violência psicológica contra mulher, lesão corporal e armazenamento de conteúdo de pornografia infantil, além de possível estupro virtual.
“Este jogo funciona como uma plataforma em que você pode criar outros jogos, a ideia é a interação entre os jogadores. Nesta interação, os dois se conheceram, começaram a conversar pelo chat e ele começou a pedir nudes. Ela mandou fotos íntimas com o rosto, a pedido dele, e ele passou a exigir outros conteúdos de caráter vexatório, sexual e, no fim, começou a pedir para que ela se automutilasse. Foi quando ela não suportou e contou para a mãe”, explica o delegado. As informações são do G1.
* Busca e apreensão de dispositivos eletrônicos
* Análise técnica imediata dos equipamentos
* Afastamento de sigilos telemáticos e telefônicos
* Proibição de contato com a vítima e familiares
* Remoção das contas em redes sociais do investigado
O suspeito utilizava múltiplos perfis em diferentes plataformas como Roblox, TikTok, Instagram e WhatsApp para manter contato com a vítima, submetendo-a a manipulações psicológicas constantes.
* Nunca compartilhar fotos íntimas ou dados pessoais com desconhecidos
* Manter diálogo aberto com os filhos sobre situações suspeitas
* Procurar imediatamente a polícia em caso de chantagem virtual
* Registrar ocorrência em delegacia ou pela Delegacia Online
* Acionar o Conselho Tutelar em casos envolvendo menores
A plataforma Roblox, em seu site oficial, afirma manter filtros de texto no chat para bloquear conteúdo inapropriado, especialmente para usuários menores de 13 anos, incluindo bloqueio de informações pessoais e gírias. Também garante que usuários podem silenciar ou bloquear outros jogadores e denunciar comportamentos inadequados.