O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou nesta terça-feira (9 de setembro) que a guerra em Gaza pode ter um fim imediato se o Hamas aceitar a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos, enquanto Israel realiza novos ataques contra alvos do grupo em Doha, Catar.
Netanyahu fez o pronunciamento durante um evento na embaixada americana em Jerusalém, após Israel ter realizado ataques a edifícios residenciais em Doha, visando líderes do Hamas. Os ataques foram uma resposta aos tiroteios realizados pelo grupo em 7 de outubro de 2023 e na segunda-feira (8) em Jerusalém.
* Em declaração conjunta, Netanyahu e o Ministro da Defesa Israel Katz informaram que ordenaram às agências de segurança que se preparassem para atacar líderes do Hamas.
* As autoridades israelenses identificaram uma “oportunidade operacional” na terça-feira e, com apoio dos líderes da defesa, autorizaram os bombardeios.
* As Forças de Defesa de Israel e a Inteligência de Israel (Shin Bet) foram notificadas do plano na noite de segunda-feira (8).
* Os Estados Unidos também foram informados previamente sobre a operação.
“Israel aceitou os princípios, a proposta apresentada pelo presidente Trump para colocar fim à guerra, começando com a libertação imediata de todos os nossos reféns”, afirmou Netanyahu durante seu pronunciamento.
O Hamas assumiu a autoria do tiroteio em Jerusalém horas antes do ataque israelense em Doha, confirmando as justificativas apresentadas por Netanyahu e Katz para a realização da operação militar.