A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS definiu a data para o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, figura central nas investigações de um esquema de fraudes em descontos em folhas de pagamento. O depoimento está marcado para 15 de setembro.
As investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontam Antunes como um dos principais operadores do esquema que, segundo estimativas, pode ter desviado aproximadamente R$ 6,3 bilhões dos cofres públicos.
* A CPMI aprovou o rastreamento dos registros e imagens das visitas de Antunes ao Senado e à Câmara desde 2011
* Foi solicitado à PF o fornecimento de informações sobre automóveis apreendidos e viagens internacionais realizadas pelo investigado
* Para 18 de setembro, está programado o depoimento do empresário Maurício Camisotti, também apontado como personagem central no esquema de lavagem do dinheiro descontado irregularmente
O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT), que deixou o cargo após a revelação das fraudes do INSS, prestará esclarecimentos na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que todos os ministros da pasta e presidentes do INSS desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) serão convidados a depor e, se necessário, convocados formalmente.
A investigação busca esclarecer as circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao esquema de fraudes nos descontos em folha de pagamento do INSS, que causou prejuízos bilionários aos cofres públicos.