O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou profunda preocupação com as recentes movimentações que buscam anistia para os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Durante entrevista ao programa “Brasil do povo com Datena”, na RedeTV, o ministro também criticou declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A preocupação de Haddad se intensificou após Tarcísio de Freitas declarar sua desconfiança nas instituições do Judiciário e manifestar intenção de conceder indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, caso seja eleito em 2026. “Quando você vê que hoje no Brasil tem pessoas que não tem apreço pela democracia, o governador do estado de São Paulo dizer que não confia nas instituições na justiça, que tem que perdoar quem tentou um golpe de estado, uma mobilização de países ultraconservadores no Congresso, você fica preocupado”, afirmou Haddad.
O ministro expressou particular inquietação sobre o futuro das instituições democráticas brasileiras, especialmente no contexto do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de estado. “Então eu acordei, quando tomei conhecimento do noticiário, articulações, bastidores, do que está acontecendo, eu fiquei preocupado, porque eu gostaria que meus filhos e futuras gerações pudessem ter a certeza de que vão viver em um país onde as liberdade democráticas não estão ameaçadas. E infelizmente acordei preocupado de que isso possa não ser verdade”, declarou.