Hugo Motta adia votação de anistia do 8 de janeiro

Hugo Motta adia votação de anistia do 8 de janeiro

Presidente da Câmara dos Deputados afirma que projeto de lei para anistiar presos pelos atos extremistas será analisado “no momento certo”

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, declarou nesta segunda-feira (1° de setembro) que o projeto de lei que visa anistiar os presos pelos atos extremistas de 8 de janeiro será analisado no momento oportuno, mantendo uma postura cautelosa sobre o tema controverso.

O pronunciamento do presidente da Câmara ocorreu em meio a pressões da oposição ao governo Lula, que busca avançar com pautas específicas, incluindo a anistia aos presos do 8 de janeiro e mudanças no foro privilegiado.

“Vamos continuar discutindo. Respeitamos os partidos e as pautas que os partidos trazem e com muita serenidade procuramos decidir a favor de pautas que possam dialogar com o momento, mas acima de tudo com a necessidade do país. Vamos continuar tratando a pauta com o respeito devido e, no momento, certo vamos deliberar sobre esse assunto”, afirmou Motta.

A situação atual do projeto de anistia enfrenta complexidades significativas, principalmente relacionadas ao conteúdo do texto. Enquanto grupos da oposição defendem uma anistia ampla e irrestrita, lideranças do centrão expressam preocupação com possíveis benefícios que poderiam se estender ao ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no STF por tentativa de golpe.

O projeto permanece estagnado em uma comissão especial desde o final de 2024, ainda sem instalação oficial ou designação de relator. Esta paralisação ocorre mesmo após protestos da oposição, que chegou a ocupar os plenários da Câmara e do Senado em agosto, exigindo a análise tanto da anistia quanto da PEC do fim do foro privilegiado.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS