A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a disponibilidade da vacina Qdenga para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em todos os 153 centros de saúde da cidade. A nova remessa conta com mais de 10 mil doses para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue.
Até o momento, BH registrou a aplicação de mais de 160 mil doses da Qdenga, sendo aproximadamente 113 mil primeiras doses e 50 mil segundas doses. A cobertura atual está em 50,8% para primeira dose e 22,6% para segunda dose, ainda abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
O esquema vacinal da Qdenga requer duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Para pessoas que tiveram diagnóstico recente de dengue, é necessário aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar a vacinação. Em casos de contágio após a primeira dose, o intervalo entre as aplicações permanece o mesmo, desde que a segunda dose seja administrada após 30 dias do início da doença.
Para a vacinação, é imprescindível que os pais ou responsáveis acompanhem os menores. A documentação necessária inclui documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.