Com a saída de Cuca do Atlético-MG, Lucas Gonçalves assume interinamente o comando técnico da equipe para o confronto contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 22ª rodada do Brasileirão. O auxiliar-técnico, que está no clube desde 2016, acumula números expressivos em suas passagens como comandante interino.
O histórico de Lucas Gonçalves à frente do Galo é notável, com cinco vitórias e apenas uma derrota, alcançando um aproveitamento de 83%. Sua trajetória como técnico interino pode ser resumida da seguinte forma:
* Em 2021, sua primeira experiência como comandante durou 16 dias, período no qual dirigiu o time em quatro partidas pela primeira fase do Campeonato Mineiro, conquistando vitórias em todos os jogos: contra a URT (3×0), Tombense (2×1), Uberlândia (4×0) e Patrocinense (3×1).
* Em julho de 2022, após a demissão de “El Turco” Mohamed, Lucas Gonçalves assumiu o comando por seis dias. Nesta oportunidade, enfrentou o Corinthians pela 19ª rodada do Brasileirão, sofrendo sua única derrota por 2 a 1 no Mineirão, após o time ter aberto o placar com Keno.
* Sua última atuação como técnico interino resultou em uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o Athletico-PR na rodada final do Brasileirão 2024, na Arena MRV. O resultado foi determinante para evitar o rebaixamento do clube e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana, competição em que o time já avançou às quartas de final após superar o Godoy Cruz.
Para o confronto contra o Vitória, último compromisso antes da Data Fifa, Lucas Gonçalves comandará o treino final nesta sexta-feira para definir a equipe titular. O técnico interino contará com os retornos de Hulk, Cuello e Alonso, que cumpriram suspensão por cartões amarelos na derrota para o São Paulo. A partida está marcada para as 18h30 em Salvador.