O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se contra a possibilidade do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) exercer seu mandato do exterior. Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta sexta-feira, o presidente defendeu a cassação do parlamentar e revelou conversas com autoridades sobre o assunto.
O caso ganhou destaque após Eduardo Bolsonaro enviar um ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta, solicitando permissão para exercer seu mandato dos Estados Unidos. A situação é crítica, pois o deputado pode perder seu mandato caso ultrapasse o limite de faltas permitidas nas sessões do ano.
* Eduardo Bolsonaro enviou oficialmente um pedido ao presidente da Câmara dos Deputados para exercer seu mandato mesmo permanecendo nos Estados Unidos
* O presidente Lula declarou em entrevista: “É extremamente necessário cassar o Eduardo Bolsonaro, porque ele vai passar para a história como o maior traidor da história desse país. Aliás, um dos maiores traidores da pátria no mundo”
* O deputado e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foram recentemente indiciados pela Polícia Federal por crimes contra o Estado Democrático de Direito e coação processual
Durante sua visita a Minas Gerais, onde cumpre extensa agenda, Lula abordou o tema em meio aos compromissos oficiais. O presidente está na região para anunciar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), focados em melhorias na mobilidade urbana.
A agenda presidencial em Minas Gerais inclui visitas a Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Montes Claros, onde serão anunciados investimentos em infraestrutura de transportes e inauguração de um centro de tecnologia para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.