Aeronave que transportava o vice-presidente Geraldo Alckmin apresentou problemas técnicos durante parada de reabastecimento em Cali, na Colômbia, nesta sexta-feira (29). O incidente ocorreu durante o retorno de uma missão empresarial no México, onde o vice-presidente buscou promover oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.
Segundo informações da vice-presidência, a falha foi identificada em uma das mangueiras semi-hidráulicas da aeronave. Embora o avião tivesse condições de prosseguir viagem, a Força Aérea Brasileira optou por uma medida preventiva.
* Uma nova aeronave foi enviada da Base Aérea de Brasília às 10h para substituir o avião com defeito
* A previsão de chegada de Geraldo Alckmin e sua comitiva à capital federal foi estimada para às 21h desta sexta-feira
* O governo informou que “todos estão bem e em segurança”
Durante sua estadia no México, Geraldo Alckmin, que lidera o comitê de negociações com os Estados Unidos, abordou questões importantes sobre soberania nacional e relações internacionais. Em pronunciamento, o vice-presidente destacou: “O presidente Lula tem nos orientado, primeiro: soberania nacional. O Brasil não abre mão da sua soberania. No estado democrático, os poderes são separados. Separação dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. E do outro lado diálogo. E negociação. Essa é a disposição do Brasil. Espero que isso possa ajudar que a gente acelere o diálogo e a negociação”.
A missão empresarial no México, liderada por Geraldo Alckmin em sua função como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, teve como objetivo principal fortalecer as relações comerciais entre os dois países.