O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) que a população brasileira atingiu 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025, representando um crescimento de 0,39% em comparação ao ano anterior.
A estimativa populacional, publicada no Diário Oficial da União, serve como base fundamental para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, sendo um requisito do Tribunal de Contas da União para as transferências de recursos federais aos entes federativos.
Para realizar esta projeção populacional, o IBGE utilizou como base o Censo 2022, aplicando cálculos que consideram taxas de mortalidade e nascimento. Estes dados são essenciais para a elaboração de indicadores econômicos e sociodemográficos durante os períodos entre censos.
A publicação apresenta dados detalhados sobre a população de todos os estados, Distrito Federal, regiões metropolitanas e municípios brasileiros. Um destaque da edição de 2025 é a inclusão de Boa Esperança do Norte, localizada no Mato Grosso, que com seus 5.877 habitantes representa o mais novo município do país, elevando o total de cidades brasileiras para 5.571.
Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, destaca: “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População”.
De acordo com as projeções do IBGE, o crescimento populacional brasileiro continuará até 2041, quando alcançará 220,43 milhões de habitantes. A partir de 2042, iniciará um processo de declínio, estimando-se que em 2070 a população brasileira será de 199,2 milhões de pessoas.