Itamaraty rebate ministro de Israel que atacou Lula

Itamaraty rebate ministro de Israel que atacou Lula

Ministério das Relações Exteriores responde a declarações israelenses sobre fala do presidente Lula, classificando-as como “grosserias inaceitáveis”

O Itamaraty emitiu um comunicado oficial em resposta às críticas feitas pelo governo de Israel após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito em Gaza. O Ministério das Relações Exteriores classificou as manifestações israelenses como “inaceitáveis grosserias” e reafirmou sua posição em defesa dos direitos humanos.

Em sua nota, o órgão brasileiro direcionou críticas específicas ao ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, atribuindo a ele “responsabilidade direta pelo agravamento da atual crise diplomática”.

A resposta do Itamaraty é uma réplica a uma publicação feita por Katz na rede social X. O ministro israelense acusou Lula de ser “antissemita declarado e apoiador do Hamas” após o Brasil ter deixado a Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês) no ano passado. Katz afirmou que a decisão colocou o Brasil “ao lado de regimes como o Irã”.

O comunicado brasileiro rebateu as acusações e defendeu que é dever do ministro Katz assegurar que Israel “não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra os palestinos”.

O Itamaraty também cobrou explicações sobre um ataque aéreo contra o hospital Nasser, em Gaza, ocorrido nesta segunda-feira (25 de agosto). A nota pede que o ministro “assuma responsabilidade e apure a verdade” sobre o episódio, que, segundo fontes palestinas citadas pela agência Reuters, provocou a morte de ao menos 20 palestinos, incluindo pacientes, jornalistas e trabalhadores humanitários. Israel ainda não se manifestou oficialmente sobre a investida.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS