Lisa Cook, diretora do conselho de governadores do Federal Reserve (Fed), enfrenta uma tentativa de demissão por parte do ex-presidente Donald Trump. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (25) através das redes sociais de Trump, mas Cook rejeitou a decisão, afirmando que ele não possui autoridade para demiti-la.
A disputa marca mais um capítulo no confronto entre Trump e o banco central americano. O ex-presidente alega ter “razões suficientes” para a demissão, citando supostas declarações falsas sobre contratos de hipoteca e invocando poderes constitucionais.
Lisa Cook, que faz parte do conselho de governadores do Fed desde 2022, é uma das sete integrantes do conselho e participa do comitê de 12 membros responsável pela definição das taxas de juros nos Estados Unidos. Sua nomeação foi histórica, sendo a primeira mulher afro-americana a ocupar esta posição após indicação do presidente Joe Biden.
Em resposta à tentativa de demissão, Cook foi enfática em suas redes sociais: “O presidente Trump alegou que me demitiria “por justa causa”, quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazer isso”. Ela ainda acrescentou: “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir minhas obrigações para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”.
Na última reunião de política monetária realizada no final de julho, Cook votou alinhada com o presidente do Fed, Jerome Powell, e a maioria dos integrantes pela manutenção das taxas de juros. Até o momento, o Federal Reserve não se manifestou oficialmente sobre o anúncio feito por Trump em sua plataforma Truth Social.