O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou nesta sexta-feira (22) que está em discussões com o presidente Lula sobre a retomada da construção de grandes hidrelétricas no Brasil, com foco especial na cooperação internacional.
Durante o evento “Retomada da Indústria Hidrelétrica no Brasil”, realizado na sede do ministério em Brasília, Silveira compartilhou detalhes sobre as iniciativas em desenvolvimento. “Ampliamos a cooperação com a Bolívia para aproveitar o potencial do rio Madeira”, afirmou o ministro, acrescentando: “A ideia é avançar. Quem sabe uma nova binacional a caminho, repetindo o sucesso de Itaipu”.
Fontes do governo indicam que Alexandre Silveira também tem mantido conversas sobre a possibilidade de exploração do potencial hidrelétrico do rio Tapajós, demonstrando o amplo escopo das iniciativas em consideração.
Em relação aos próximos passos, o ministro anunciou que o Ministério de Minas e Energia (MME) deve lançar até segunda-feira (25) a consulta pública para o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP). Silveira destacou que as hidrelétricas terão um produto específico dedicado à expansão das usinas neste certame.