Belo Horizonte experimentou um breve alívio na seca com uma chuva consistente entre a noite de sexta-feira (08/08) e a madrugada de sábado (09/08). A precipitação foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), marcando o primeiro evento chuvoso desde 26 de julho na capital mineira.
As estações meteorológicas registraram diferentes volumes de precipitação pela cidade:
* A estação Pampulha registrou 1,6 milímetros (mm) de chuva
* No Cercadinho, o volume foi de 0,6 mm
* A última precipitação havia sido em 26 de julho, com 8,6 mm em Cercadinho e 6,8 mm na Pampulha
* Venda Nova registrou a menor temperatura: 14,7°C às 6h35
* Pampulha: 15,2°C, com sensação térmica de 16,9°C às 6h
* Centro-Sul: 15,7°C à 1h35
* Regional Oeste: 16,4°C
* Barreiro: 17,2°C
Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a previsão para este sábado indica céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada e de curta duração. A temperatura máxima estimada é de 29°C, com umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde.
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de MG (Simge) prevê tempo estável e seco na maior parte do estado. Apenas o extremo sul, sudeste e parte do leste mineiro apresentam possibilidade de chuva isolada. Há previsão de tempestades fracas na Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas.
As regiões do Triângulo e Norte de Minas podem registrar temperaturas máximas de até 34°C. O ar frio proveniente de uma frente fria deve provocar declínio acentuado da temperatura, com previsão de geada na próxima madrugada em boa parte do sul mineiro.