Uma nova onda de frio está prestes a atingir diversas regiões do Brasil, marcando a quinta ocorrência deste fenômeno climático no país. De acordo com o Climatempo, nove estados brasileiros serão afetados por uma significativa queda de temperatura, que pode ultrapassar 5°C em algumas localidades.
A massa de ar polar, originária da Argentina, começará a influenciar as temperaturas a partir desta sexta-feira (8), afetando inicialmente os estados do Sul do país, com destaque para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O fenômeno se estenderá pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até a próxima quarta-feira (13).
* A quinta onda de frio se caracterizará por um período mais prolongado de temperaturas baixas, tanto nas mínimas quanto nas máximas, afetando diversas regiões por um tempo mais extenso que o habitual.
* Os estados mais impactados incluem:
– São Paulo
– Minas Gerais
– Rio de Janeiro
– Mato Grosso do Sul
– Mato Grosso
– Goiás
– Rio Grande do Sul
– Paraná
-Santa Catarina
O Climatempo alerta para o risco de geada em algumas regiões, principalmente no Sul do país e no Mato Grosso do Sul.
Em São Paulo, as previsões indicam temperaturas mínimas entre 8 e 9°C do domingo até terça-feira (12), com máximas não ultrapassando 16 a 20°C. Algumas regiões experimentarão temperaturas entre 3° e 5°C abaixo da média climatológica, mesmo que não sejam classificadas oficialmente dentro da onda de frio.