Bombeiros conseguiram controlar incêndio que atingiu a Serra do Rola-Moça, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após mais de 24 horas de combate intenso. A operação envolveu 68 militares e brigadistas, além de três helicópteros, para combater as chamas que começaram na madrugada de domingo (03 de agosto).
O trabalho de combate ao incêndio na Serra do Rola-Moça exigiu uma operação complexa, que precisou ser interrompida durante a noite devido às dificuldades de acesso. De acordo com o capitão Sérgio Magalhães, do Corpo de Bombeiros, “O foco principal, quando fomos acionados, estava mais próximo do condomínio Retiro e, posteriormente, propagou na direção do vento, o que é comum”.
* A operação foi retomada nesta segunda (4) por volta das 5h30, mobilizando recursos terrestres e aéreos para o combate às chamas.
* As equipes utilizaram bombas de água e abafadores no combate direto ao fogo, enquanto os helicópteros realizavam três funções essenciais: lançamento de água, mapeamento da área afetada e transporte das equipes.
* Uma das principais preocupações era impedir que o fogo se aproximasse das áreas residenciais e do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, onde a vegetação menos densa poderia facilitar a propagação das chamas.
O controle completo da situação foi confirmado no final da manhã de segunda-feira, mas equipes de brigada permanecem no local realizando o monitoramento para prevenir o surgimento de novos focos de incêndio na Serra do Rola-Moça.