Enderson Moreira não é mais técnico do América-MG após uma campanha desastrosa na Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador de 53 anos foi desligado do cargo neste domingo (3), tendo como estopim a derrota para o Botafogo-SP no dia anterior, pela 20ª rodada da competição.
Em sua terceira passagem pelo clube profissional, Enderson Moreira comandou a equipe em apenas dez partidas, acumulando números preocupantes que deixaram o time próximo da zona de rebaixamento. O desempenho do treinador foi um dos piores da competição, superando apenas o CRB em pontos conquistados durante sua gestão.
* Durante sua breve permanência, o técnico conquistou apenas duas vitórias, dois empates e sofreu seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 26,6%
* A equipe marcou 12 gols e sofreu 16 sob seu comando
* O América caiu da 12ª posição, com 13 pontos, para a 16ª colocação, com 21 pontos, ficando à beira da zona de rebaixamento
O técnico mineiro, natural de Belo Horizonte, já havia trabalhado anteriormente no América, incluindo passagens pelas categorias de base. Sua primeira experiência com o time profissional foi em 2009, quando assumiu interinamente após a saída de Flávio Lopes, mantendo-se invicto em três partidas até a chegada de Givanildo Oliveira.
Em 2016, Enderson teve sua segunda oportunidade no comando do Coelho, desta vez na Série A do Campeonato Brasileiro. Sua reestreia aconteceu na 16ª rodada, em uma derrota por 2 a 1 para o Flamengo no Rio de Janeiro.
Vale ressaltar que o desempenho do América sob o comando do técnico anterior, William Batista, foi consideravelmente superior, com 13 pontos conquistados em 10 jogos, incluindo quatro vitórias nas primeiras rodadas.
O América, que agora está sem vencer há seis jogos, buscará a recuperação no próximo sábado (9), às 16h (de Brasília), quando enfrentará o Remo no Independência, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada da Série B.