Um conjunto de áudios inéditos revela as últimas comunicações entre a tripulação do voo 2283 da Voepass e o controle de tráfego aéreo de São Paulo momentos antes do acidente que vitimou 62 pessoas em Vinhedo (SP) em 9 de agosto de 2024. As gravações mostram uma comunicação protocolar e tranquila, sem qualquer indicação de emergência.
As comunicações ocorreram em diferentes frequências, conforme procedimento padrão da aviação, e foram cruzadas com informações das caixas-pretas. Os diálogos revelam:
* Às 13h14min21s – Primeira comunicação com orientação para mudança de frequência, seguida de confirmações de rotina sobre informações meteorológicas.
* Às 13h18min21s – A tripulação informa estar no ponto ideal para iniciar a descida, mas recebe instrução para manter altitude.
* Às 13h18min53s – Último áudio disponível, quando o painel já indicava alerta de perda de velocidade, embora isso não tenha sido mencionado pelos pilotos.
Durante as comunicações, a aeronave apresentou diversos sinais de alerta:
* 13h17min32s – Detector de gelo acende no painel
* 13h18min41s – Alerta “CRUISE SPEED LOW” indica velocidade baixa
* 13h19min28s – Aviso “DEGRADED PERFORMANCE” mostra comprometimento do desempenho
* 13h20min00s – Copiloto comenta sobre “bastante gelo”
Outros pilotos também reportaram formação de gelo na região próxima ao horário do acidente. A investigação, conduzida pelo Cenipa e pela Polícia Federal, busca entender se os procedimentos adotados pela tripulação estavam adequados às condições meteorológicas.
A Voepass declarou que o episódio foi o mais difícil de sua história e mantém suporte às famílias das vítimas, afirmando que sempre operou seguindo rigorosos padrões de segurança internacionais.