IBGE registra leve alta na produção industrial

IBGE registra leve alta na produção industrial

Produção industrial cresceu 0,1% em junho após dois meses consecutivos de queda, com 17 das 25 atividades pesquisadas apresentando resultados positivos

O IBGE divulgou que a produção industrial brasileira registrou um discreto aumento de 0,1% em junho de 2025, após dois meses consecutivos de queda. O resultado mantém a indústria 2% acima do nível pré-pandemia, porém ainda 15,1% abaixo do pico histórico registrado em maio de 2011.

No acumulado do ano, o setor industrial apresenta expansão de 1,2%, enquanto nos últimos 12 meses o crescimento é de 2,4%. Entretanto, na comparação com junho de 2024, observa-se uma retração de 1,3%.

Cenário Econômico e Desafios

André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, destacou que o primeiro trimestre de 2025 apresentou crescimento modesto de 0,6% em relação ao final de 2024. O cenário é influenciado pela política monetária restritiva do Banco Central, com a taxa Selic em 15% ao ano, visando conter a inflação que atingiu 5,35% em 12 meses, superando o teto da meta governamental de 4,5%.

Impactos Internacionais

O cenário internacional também apresenta desafios significativos para a indústria brasileira, principalmente devido às políticas comerciais dos Estados Unidos. O governo americano implementou tarifas adicionais sobre produtos importados, começando com 10% no primeiro semestre e prevendo um aumento para 40% em agosto para diversos produtos brasileiros.

Desempenho Setorial

* Das 25 atividades industriais pesquisadas, 17 registraram crescimento na comparação entre maio e junho, representando a maior difusão positiva desde junho de 2024
* O setor de veículos automotores, reboques e carrocerias liderou os resultados positivos com expansão de 2,4%
* O segmento de produtos alimentícios registrou sua quarta queda consecutiva na comparação mensal

Categorias Econômicas

Na análise por grandes categorias econômicas, os bens de capital apresentaram crescimento de 1,2%, e os bens de consumo duráveis avançaram 0,2%. Por outro lado, os bens de consumo semi e não duráveis recuaram 1,2%, enquanto os bens intermediários registraram queda de 0,1%.

A média móvel trimestral, indicador que reflete a tendência do setor industrial, apresentou declínio de 0,4% no trimestre encerrado em junho em comparação com o período finalizado em maio de 2025.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS