Em uma demonstração de unidade diplomática, Reino Unido, França e Alemanha emitiram nesta sexta-feira (25) uma declaração conjunta exigindo o fim imediato da catástrofe humanitária em Gaza. O documento enfatiza a urgência da situação e cobra medidas concretas para aliviar o sofrimento da população local.
“A catástrofe humanitária que estamos testemunhando em Gaza deve terminar imediatamente”, afirmaram as três potências europeias em seu comunicado oficial. A declaração destaca a necessidade crítica de ação imediata para resolver a crise humanitária que se intensifica na região.
Os três países europeus fizeram um apelo direto ao governo israelense, solicitando a suspensão das restrições impostas à distribuição de ajuda humanitária. “Pedimos ao governo israelense que suspenda imediatamente as restrições à distribuição de ajuda e permita urgentemente que a ONU e as ONGs humanitárias realizem seu trabalho de combate à fome”, expressaram no documento.
A declaração também ressaltou a importância do cumprimento do direito internacional humanitário, lembrando a Israel suas obrigações legais neste contexto. Os países enfatizaram que estas obrigações devem ser respeitadas para garantir a proteção e o bem-estar da população civil em Gaza.