Membro do governos dos EUA diz que Moraes é “coração pulsante” de censura contra Bolsonaro

Membro do governos dos EUA diz que Moraes é “coração pulsante” de censura contra Bolsonaro

Subsecretário do governo Trump classifica ministro do STF como “coração pulsante” da censura contra Bolsonaro e afirma estar tomando medidas

O subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como o “coração pulsante” da alegada perseguição e censura contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em manifestação publicada nesta quinta-feira (24/07), Beattie, que atua sob comando do Secretário de Estado Marco Rubio, expressou preocupação com as ações do ministro Moraes. “O Juiz Moraes é o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro, que por sua vez cerceou a liberdade de expressão nos Estados Unidos. Graças à liderança do Presidente Trump e do Secretário Rubio, estamos atentos e tomando medidas”, declarou o subsecretário.

Contexto das Investigações

* Alexandre de Moraes atua como relator em diversas investigações e uma ação penal envolvendo Bolsonaro, seus familiares e aliados políticos.

* Na ação penal em questão, o ex-presidente responde por acusações graves, incluindo liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

* Por determinação de Moraes, Bolsonaro está submetido a medidas cautelares específicas, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, em fins de semana e feriados, além de restrições quanto ao uso de redes sociais.

Episódio Recente

Um incidente recente envolveu um vídeo publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no qual seu pai aparecia exibindo a tornozeleira eletrônica, referindo-se ao equipamento como “símbolo da máxima humilhação”. Moraes exigiu explicações da defesa de Bolsonaro em 24 horas, sob ameaça de prisão.

Após análise dos esclarecimentos apresentados pela defesa, o ministro Moraes considerou a postagem do vídeo na conta de Eduardo como uma “irregularidade isolada”, insuficiente para justificar a prisão preventiva do ex-presidente.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS