Bolsonaro agradece carta de apoio de Trump

Bolsonaro agradece carta de apoio de Trump

Ex-presidente brasileiro responde a apoio de Trump sobre investigações e reafirma que é perseguido por “crime inexistente”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manifestou gratidão pela carta de apoio recebida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na mensagem, o republicano expressa preocupação com o julgamento em que Bolsonaro é investigado por suposta tentativa de golpe de Estado.

Por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, Bolsonaro reiterou sua negativa sobre a articulação de um golpe e alegou estar sendo perseguido para ser excluído do processo eleitoral, embora já esteja inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No pronunciamento, Bolsonaro se autodeclarou como a “maior liderança da direita da América do Sul” e afirmou: “Recebi com muita alegria a sua carta pessoal endereçada a minha pessoa, nela, a sua preocupação com a liberdade de expressão e também no tocante ao meu julgamento. Estou sendo julgado por um golpe de Estado, dado num domingo, sem tropas, sem armas, com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível, um crime inexistente”.

Trump, em sua carta, classificou como “terrível” o tratamento dado ao brasileiro e defendeu o fim dos julgamentos. O republicano também mencionou que “É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”.

O apoio de Trump veio acompanhado de medidas práticas, incluindo a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, decisão justificada como um sinal de desaprovação por supostos “ataques à liberdade de expressão”.

Em resposta às ações americanas, o presidente Lula assinou o decreto da Lei da Reciprocidade, estabelecendo critérios de proporcionalidade para medidas de resposta a barreiras impostas a produtos e interesses nacionais. Adicionalmente, o governo dos Estados Unidos iniciou uma investigação comercial contra o Brasil, focando em questões relacionadas ao comércio digital e pagamentos eletrônicos.

Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado e filho do ex-presidente, admitiu que a medida tarifária de Trump resulta de um “lobby” que ele realiza desde o início do ano junto a autoridades norte-americanas para pressionar o governo brasileiro.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS