O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu fortemente às recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referentes à imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (17), o presidente brasileiro classificou a ação como uma “chantagem inaceitável”.
Durante seu discurso, Lula enfatizou os esforços diplomáticos do Brasil e criticou a postura americana, destacando a disposição brasileira para o diálogo. “O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, declarou.
O presidente brasileiro abordou a questão da soberania nacional, sem fazer menção direta ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, que teria sido a justificativa de Trump para a imposição das tarifas. Lula enfatizou que qualquer tentativa de interferência na justiça brasileira representa um grave atentado à soberania nacional.
Em tom enfático, o presidente também direcionou críticas a políticos brasileiros que demonstraram apoio às medidas americanas. “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, afirmou o presidente.