O Fortaleza anunciou nesta quinta-feira (17) a contratação do treinador português Renato Paiva, de 55 anos, como novo comandante da equipe. O técnico chega para ocupar a vaga deixada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, que encerrou sua passagem pelo clube na última segunda-feira (14), após um ciclo histórico de cinco temporadas.
Renato Paiva, que estava sem clube desde sua saída do Botafogo após a eliminação no Mundial de Clubes, assume o Fortaleza em um momento delicado no Campeonato Brasileiro, com o clube ocupando a vice-lanterna da competição, somando apenas 10 pontos em 13 rodadas.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, destacou as qualidades do novo treinador: “A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar”.
O diretor de futebol Sérgio Papellin também comentou sobre a escolha: “Buscamos um treinador que tivesse o conhecimento e funcionamento do Campeonato Brasileiro e assim chegamos ao nome do Renato Paiva, que disputou o início da competição com o Botafogo, e que trabalhou no Bahia na temporada de 2023”.
* Em sua passagem pelo Botafogo, Paiva comandou a equipe em 23 jogos, alcançando 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 56,5%
* No Brasil, também dirigiu o Bahia entre janeiro e setembro de 2023
* Internacionalmente, acumula experiência em clubes como Toluca-MEX, León-MEX, Independiente Del Valle-EQU e Benfica B-POR
* Recuperar o Fortaleza no Campeonato Brasileiro, onde o clube ocupa posição delicada
* Disputar as oitavas de final da Copa Libertadores contra o Vélez Sarsfield-ARG
* Implementar sua metodologia após a saída de Vojvoda, que deixou um legado de 310 partidas e cinco títulos
O novo treinador chega para dar sequência ao trabalho desenvolvido por Vojvoda, que conquistou três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023), duas Copas do Nordeste (2022 e 2024), além de ter levado o clube à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana.