Renato Paiva, ex-Botafogo, assume comando do Fortaleza

Renato Paiva, ex-Botafogo, assume comando do Fortaleza

Treinador português de 55 anos chega ao clube cearense para substituir Juan Pablo Vojvoda, que encerrou ciclo histórico de cinco temporadas

O Fortaleza anunciou nesta quinta-feira (17) a contratação do treinador português Renato Paiva, de 55 anos, como novo comandante da equipe. O técnico chega para ocupar a vaga deixada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, que encerrou sua passagem pelo clube na última segunda-feira (14), após um ciclo histórico de cinco temporadas.

Renato Paiva, que estava sem clube desde sua saída do Botafogo após a eliminação no Mundial de Clubes, assume o Fortaleza em um momento delicado no Campeonato Brasileiro, com o clube ocupando a vice-lanterna da competição, somando apenas 10 pontos em 13 rodadas.

Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, destacou as qualidades do novo treinador: “A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar”.

O diretor de futebol Sérgio Papellin também comentou sobre a escolha: “Buscamos um treinador que tivesse o conhecimento e funcionamento do Campeonato Brasileiro e assim chegamos ao nome do Renato Paiva, que disputou o início da competição com o Botafogo, e que trabalhou no Bahia na temporada de 2023”.

Experiência no Futebol Brasileiro

* Em sua passagem pelo Botafogo, Paiva comandou a equipe em 23 jogos, alcançando 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 56,5%
* No Brasil, também dirigiu o Bahia entre janeiro e setembro de 2023
* Internacionalmente, acumula experiência em clubes como Toluca-MEX, León-MEX, Independiente Del Valle-EQU e Benfica B-POR

Desafios Imediatos

* Recuperar o Fortaleza no Campeonato Brasileiro, onde o clube ocupa posição delicada
* Disputar as oitavas de final da Copa Libertadores contra o Vélez Sarsfield-ARG
* Implementar sua metodologia após a saída de Vojvoda, que deixou um legado de 310 partidas e cinco títulos

O novo treinador chega para dar sequência ao trabalho desenvolvido por Vojvoda, que conquistou três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023), duas Copas do Nordeste (2022 e 2024), além de ter levado o clube à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS