Aliado de Trump alerta sobre ataques preventivos da Rússia

Aliado de Trump alerta sobre ataques preventivos da Rússia

Ex-presidente russo afirma que Moscou deve estar preparada para responder ao Ocidente caso haja escalada no conflito na Ucrânia

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev alertou que, embora a Rússia não tenha planos de atacar a OTAN ou a Europa, o país deve estar preparado para realizar ataques preventivos caso o Ocidente intensifique ainda mais o conflito na Ucrânia.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal Tass, Medvedev indicou que Moscou percebe uma escalada no confronto com o Ocidente sobre a Ucrânia, especialmente após o presidente dos EUA, Donald Trump, exigir um acordo de paz em 50 dias.

Principais pontos das declarações de Medvedev:

* Rejeitou as alegações da OTAN e da Europa Ocidental sobre possíveis ataques russos a membros da aliança militar liderada pelos EUA, classificando as declarações dos políticos ocidentais como “completamente sem sentido”

* Enfatizou que a Rússia precisa estar preparada para responder “plenamente” às ações ocidentais, incluindo a possibilidade de ataques preventivos se necessário

* Acusou autoridades ocidentais de deliberadamente aumentarem as tensões, afirmando que muitos no Ocidente têm “traição em seu sangue” e uma visão ultrapassada de sua própria superioridade

O presidente Vladimir Putin e Trump têm alertado repetidamente sobre os riscos de escalada do conflito, que ambos os lados consideram uma guerra por procuração entre as duas maiores potências nucleares do mundo.

O Kremlin, através de seu porta-voz Dmitry Peskov, apoiou as declarações de Medvedev, afirmando que suas preocupações sobre o ambiente de “confronto” na Europa são justificadas. Peskov também mencionou que a Rússia está analisando a ameaça de Trump de impor sanções secundárias de 100% aos compradores de exportações russas.

Medvedev, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, era conhecido como um modernizador liberal durante sua presidência (2008-2012). No entanto, desde então, tem se posicionado como um ferrenho defensor antiocidental do Kremlin, com diplomatas indicando que suas declarações refletem o pensamento de parte da elite política russa.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS