O Ministério da Defesa da Ucrânia publicou um vídeo polêmico no TikTok na última segunda-feira (14), tentando recrutar voluntários latino-americanos para lutar na guerra contra a Rússia. A campanha gerou críticas nas redes sociais devido ao uso excessivo de estereótipos culturais latinos.
No vídeo controverso, uma funcionária ucraniana aparece usando um “sombrero” mexicano amarelo e tenta se comunicar em espanhol com sotaque carregado, admitindo ser sua primeira tentativa de falar o idioma. A apresentadora, que já participou de outros vídeos do Ministério da Defesa, faz um convite para que latinos se alistem no Exército ucraniano.
* A funcionária inicia o vídeo usando um “sombrero” amarelo e confessa: “esta é a primeira vez na minha vida que falo espanhol”
* O objetivo principal da mensagem é divulgar o Centro de Recrutamento de estrangeiros, buscando “pessoas fortes e valentes para postos de combate e de não combate no Exército Ucraniano”
* Ao final da gravação, a apresentadora executa uma dança em ritmo caribenho, aumentando ainda mais as críticas ao uso de estereótipos
A publicação recebeu diversos comentários negativos de usuários hispanohablantes, com manifestações como “Apenas para dizer que a América Latina não é o México” e “No México nós não gostamos do Zelensky”.
O contexto atual da guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão russa, mostra pressão dos Estados Unidos e da OTAN sobre Vladimir Putin para aceitar um cessar-fogo. Recentemente, Trump ameaçou aplicar tarifas de 100% à Rússia e seus aliados econômicos, incluindo o Brasil, caso não haja um acordo de paz em 50 dias.