O INSS estabeleceu um acordo de ressarcimento para aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. Em Belo Horizonte, 16 agências dos Correios estão disponíveis para atender os beneficiários que desejam aderir ao plano de devolução até a próxima segunda-feira (21 de julho).
O processo de ressarcimento foi implementado pelo Governo Federal para facilitar a devolução dos valores sem necessidade de ação judicial. Os beneficiários podem verificar os valores e aderir ao acordo nas agências dos Correios localizadas em diversos bairros da capital mineira, incluindo Centro, Savassi, Barro Preto, Pampulha, Barreiro e Venda Nova.
De acordo com o INSS, foram registradas 3,8 milhões de contestações em todo o país, representando 97,4% dos pedidos abertos. Aproximadamente 3 milhões de casos (81%) não obtiveram resposta das entidades associativas responsáveis pelas irregularidades.
Os Correios informaram que desde o início da parceria com o INSS, foram realizados mais de 2 milhões de atendimentos em todo o Brasil, sendo aproximadamente 260 mil em Minas Gerais e mais de 25 mil em Belo Horizonte.
Para receber o ressarcimento, os beneficiários devem comparecer a uma das agências dos Correios, onde poderão consultar os valores a receber. Após concordar com o montante apresentado, o crédito será depositado automaticamente na conta cadastrada em até 30 dias. O processo de adesão é gratuito e não requer documentação adicional.