Mercado prevê primeiro corte da Selic para março de 2026

Mercado prevê primeiro corte da Selic para março de 2026

Analistas do mercado financeiro revisam projeções e adiam expectativa de redução da taxa básica de juros, mantendo previsão em 15% até início de 2026

O mercado financeiro revisou suas projeções e adiou a expectativa para o primeiro corte da taxa Selic, que passou de janeiro para março de 2026. Segundo o Sistema Expectativas de Mercado, base do relatório Focus, a taxa básica de juros deve permanecer em 15% até a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do próximo ano.

A nova projeção indica que o primeiro corte da Selic ocorrerá na segunda reunião do Copom em 2026, com uma redução de 0,50 ponto percentual, levando a taxa para 14,50%. Anteriormente, esperava-se um corte menor, de 0,25 ponto, na primeira reunião do ano. Os analistas mantêm a expectativa de que a taxa termine 2026 em 12,50%, totalizando uma redução de 2,50 pontos percentuais ao longo do ano.

O Banco Central emitiu uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando o não cumprimento da meta de inflação contínua. A instituição busca fazer com que o IPCA acumulado em 12 meses converja para o centro da meta de 3% em seu horizonte relevante, atualmente definido para o quarto trimestre de 2026. Na próxima reunião do Copom, marcada para o dia 30, este prazo será estendido para o primeiro trimestre de 2027.

Em nota divulgada na sexta-feira, 11, o BC esclareceu: “O BC mantém postura monetária que coloque a inflação na meta no horizonte relevante: as trajetórias de juros utilizadas internamente pelo Copom nas decisões de política monetária (que visam garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante) não coincidem, necessariamente, com a trajetória da Selic do cenário de referência, que é extraída da pesquisa Focus”.

As projeções do mercado indicam que a inflação acumulada em 12 meses permanecerá acima do teto da meta de 4,50% até pelo menos o terceiro trimestre de 2026, quando deve atingir 4,62%. Para o final de 2026, a expectativa é de que a taxa caia para 4,48%, ligeiramente abaixo do limite superior.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS