O volante Japa marcou seu retorno ao Cruzeiro durante a partida contra o Banfield pela Vitória Cup, onde o time celeste venceu por 1 a 0. O retorno acontece após cinco meses de ausência devido a uma grave lesão no tendão da coxa esquerda, período em que passou por um tratamento conservador.
O técnico Leonardo Jardim destacou a importância do retorno gradual do atleta e compartilhou suas impressões sobre o momento do jogador: “Já tive esta conversa com ele. Ele teve seis meses de treinamento difíceis, somente em recuperação, vinha treinar, não estava em condições, voltava para trás. Eu o parei por mais tempo antes desta parada do campeonato, que era para ele tentar recuperar 100%, parece que é isso que aconteceu, ele está melhor. Com certeza que estes 15 minutos que eu dei para ele foi um prêmio pela sua atitude e comportamento”.
A lesão de Japa ocorreu durante um treinamento na Toca II em janeiro, quando o departamento médico chegou a considerar uma intervenção cirúrgica, mas optou por um tratamento conservador. O técnico português reconhece os desafios que o volante enfrentará para conquistar uma vaga no time titular, principalmente devido à concorrência com jogadores que já estão em ritmo de jogo.
“Não é fácil, depois desta parada, ele conseguir combater aqueles que estão trabalhando já há seis meses. Ele vai ter mais dificuldades, mas com certeza que talvez em pequenas oportunidades vai mostrar o valor dele, o que acreditamos nele e que a grande temporada dele pode ser, não esse ano, mas para o ano que vem”, explicou Jardim.
O próprio Japa demonstrou satisfação com seu retorno: “Muito feliz, não só de entrar, só de estar em grupo aqui. Pelo tempo que eu fiquei fora, estou muito feliz de estar viajando, treinando no dia a dia. Jardim conversou mesmo comigo bastante, falou que era para ficar tranquilo, que sabia da gravidade da lesão, e seguir trabalhando. Foi realista, falou que ia ser um ano difícil para mim por causa da lesão, mas para ficar preparado que a oportunidade vai chegar”.
O comandante português ressaltou que Japa terá a segunda metade do ano para provar seu valor à equipe, enfatizando que o processo será gradual: “É um jogador que ao longo destes seis meses vai tentar aos poucos crescer dentro da equipe, não só de forma objetiva, mas progressiva. De forma que no futuro ele seja melhor do que é no presente”.