Philippe Coutinho, após rescindir contrato com o Aston Villa, assinou com o Vasco até junho de 2026 e herdará a histórica camisa 10 do clube, número que foi imortalizado por Roberto Dinamite. O meio-campista chega em um momento crucial, buscando ser protagonista e resgatar o prestígio desta numeração que não tem trazido boas recordações aos torcedores nos últimos anos.
A camisa 10 do Vasco, eternizada por Roberto Dinamite com seus 708 gols e diversos recordes nacionais, tem passado por uma série de jogadores que não conseguiram corresponder às expectativas:
* De 2019 até o presente, a numeração foi utilizada por Bruno César, Benítez, Morato, Nenê e Payet, sendo que apenas Nenê conseguiu deixar uma marca positiva no clube
* Nenê se destacou especialmente ao marcar o gol que garantiu o retorno do Vasco à Série A em 2022, além de ter sido fundamental na conquista do Campeonato Carioca de 2016
* O último a vestir a camisa 10 foi Dimitri Payet, que apesar da qualidade técnica reconhecida, não conseguiu ter regularidade, disputando apenas 17 jogos, sendo 4 como titular, com 3 assistências e nenhum gol marcado
Coutinho, que já vinha atuando com a camisa 11, demonstrou seu potencial em sua última atuação contra o São Paulo, no Morumbis, onde apresentou grande qualidade na criação de jogadas. Aos 33 anos, o meio-campista busca se estabelecer como referência técnica do time.
Ramón Díaz, treinador do Vasco, demonstrou confiança no jogador: “Acho que é indispensável. Para mim, é uma alegria e uma honra trabalhar com um jogador do quilate dele. Da geração do Neymar é um dos caras mais talentosos que produzimos no Brasil. A carreira poderia ter sido mais brilhante para o jogador que ele é. Conto muito com ele. Nesse jogo, fez boa partida, precisa se soltar. Acredito que ele vai evoluir muito. Sempre um presente para o futebol brasileiro”.
A expectativa é que Coutinho possa não apenas resgatar o prestígio da camisa 10 vascaína, mas também contribuir para um desempenho mais competitivo do clube, podendo inclusive sonhar com um possível retorno à Seleção Brasileira.