A Cemig inaugurou uma importante usina solar fotovoltaica (UFV) em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, marcando um significativo avanço na geração de energia renovável na região. Com um investimento de R$ 460 milhões, a usina Advogado Eduardo Soares representa o maior projeto de geração solar centralizada da companhia.
A nova unidade, que possui capacidade instalada de 85 megawatts (MW), tem potencial para atender até 75% das residências do município de Montes Claros. Este empreendimento marca o retorno da Cemig à construção de grandes projetos após quase 20 anos, sendo o primeiro desde a inauguração da hidrelétrica de Irapé em 2006.
O projeto ocupa uma área de 250 hectares e está equipado com 153,6 mil painéis solares, distribuídos em 2.560 estruturas móveis que seguem o movimento do sol. Para garantir a eficiência do sistema, foram instalados 285 inversores que convertem a energia gerada antes de injetá-la na rede elétrica. A infraestrutura inclui ainda duas subestações para assegurar uma conexão segura e eficiente.
A Cemig também planeja expandir sua presença no setor de energia solar com a próxima inauguração de uma usina em São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste do Estado. Este novo empreendimento, com investimento de R$ 390 milhões, terá capacidade de 70MW, suficiente para atender cerca de 95% do consumo anual de uma cidade do porte de Divinópolis.