Um ataque hacker à C&M Software, empresa especializada em soluções tecnológicas para o setor bancário, resultou em um prejuízo estimado em R$ 1 bilhão. O incidente, ocorrido na noite anterior, afetou principalmente a BMP, uma empresa cliente que atua no segmento de banking as a service.
Segundo informações divulgadas pelo Brazil Journal, os invasores conseguiram acessar os sistemas da C&M Software e realizar desvios significativos das contas da BMP, empresa que fornece tecnologia para que companhias não financeiras possam disponibilizar contas digitais e serviços financeiros aos seus clientes.
O Banco Central do Brasil já tomou conhecimento da situação e adotou medidas imediatas de contenção. Como medida preventiva, a autoridade monetária determinou a suspensão total do acesso da C&M Software a todos os seus clientes.
Em comunicado oficial, o Banco Central declarou: “A C&M Software, prestadora de serviços de tecnologia para instituições provedoras de contas transacionais que não possuem meios de conexão própria, comunicou ataque à sua infraestrutura tecnológica. O Banco Central determinou à C&M o desligamento do acesso das instituições às infraestruturas por ela operadas.”