A Serasa, empresa de proteção ao crédito, identificou que aproximadamente 35 milhões de brasileiros possuem dívidas com instituições bancárias. Em resposta a esta situação, a empresa lançou um mutirão que se estenderá até 30 de junho, focando especialmente em dívidas de até R$ 100.
O programa conta com a participação de 40 bancos, oferecendo descontos que podem chegar a 97% nas negociações. Uma característica destacada da iniciativa é a possibilidade de limpar o nome instantaneamente ao realizar o pagamento via Pix.
* A plataforma disponibiliza 23 milhões de dívidas bancárias que podem ser quitadas por R$ 50
* Em São Paulo, mais de 18 milhões de dívidas podem ser pagas por até R$ 100
* O Mapa da Inadimplência indica que 77 milhões de pessoas estão com CPF negativado
* A dívida média do consumidor brasileiro alcança R$ 6.036,94
“Nossas pesquisas revelam que 38% dos brasileiros com dívidas em bancos e financeiras estão negativados por causa do cartão de crédito há mais de dois anos, sendo que 46% deles já tentaram negociar a dívida, mas não conseguiram um bom acordo. Por isso, nos unimos a mais de 40 bancos para ampliar o alcance das condições especiais e oferecer oportunidades reais de renegociação”, explicou Aline Maciel, especialista em educação financeira da Serasa.
Os interessados podem acessar o mutirão através de diferentes canais:
* Site: www.serasalimpanome.com.br
* Aplicativo Serasa disponível nas lojas virtuais
* WhatsApp: (11) 99575-2096
* Agências dos Correios (com taxa adicional)
O processo de negociação é simplificado: após inserir o CPF e realizar um cadastro básico, todas as informações financeiras são apresentadas automaticamente, incluindo dívidas existentes e Score Serasa. As ofertas disponíveis já aparecem com os descontos aplicados, permitindo negociação imediata.
“A renegociação de dívidas é fundamental para que o consumidor possa retomar o controle sobre sua vida financeira, evitando o agravamento da situação e o superendividamento. Além disso, a renegociação contribui para a estabilidade do mercado, ao reduzir a inadimplência e possibilitar o retorno do consumidor ao mercado de consumo”, destacou Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.