BR-040 terá novos limites de velocidade entre 40 km/h e 100 km/h e novos radares

BR-040 terá novos limites de velocidade entre 40 km/h e 100 km/h e novos radares

Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora receberá novos radares e limites de velocidade variando entre 40 km/h e 100 km/h até julho de 2025

A BR-040, importante rodovia que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, passará por mudanças significativas nos limites de velocidade. A concessionária EPR Via Mineira anunciou que os novos limites, variando entre 40 km/h e 100 km/h, foram estabelecidos após estudos técnicos detalhados e recomendações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Anderson Cinco, gerente de operações da EPR, explica que “cada trecho tem sua especificidade” e que a definição das velocidades priorizou a segurança viária. “Foram considerados critérios como cruzamentos de pedestres, áreas urbanas, presença de ciclistas e travessias”, detalha.

Principais mudanças e implementações:

* Entre Nova Lima e Belo Horizonte, os limites serão de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados

* Oito novos radares serão instalados até julho de 2025 em pontos estratégicos, incluindo Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Barbacena e Santos Dumont

* A concessionária implementará um plano de comunicação com painéis de mensagens variáveis, novas placas de sinalização e ações educativas

O Programa de Redução de Acidentes (PRA), desenvolvido em parceria com a PRF, já demonstra resultados positivos em pontos críticos como a Curva da Celinha e os trevos de Moeda e do Bairro Paulo VI, onde não foram registradas mortes após melhorias na sinalização.

A EPR Via Mineira assumirá a administração do trecho de 232 quilômetros em agosto de 2025, com um contrato de 30 anos. A concessão anterior, operada pela Via 040, foi devolvida por questões financeiras. A ANTT dividiu a BR-040 em quatro lotes para atrair investimentos, sendo que o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora já foi licitado.

As obras emergenciais de requalificação da pista começarão no próximo mês, incluindo recuperação do pavimento, melhorias na sinalização e intervenções no sistema de drenagem. A duplicação completa da rodovia está prevista para iniciar em 2026, em Congonhas, com conclusão programada para 2032.

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