ONU suspende operações humanitárias em Gaza após ordem de evacuação

ONU suspende operações humanitárias em Gaza após ordem de evacuação

Funcionário da organização afirma que ações foram interrompidas devido à nova ordem israelense em Deir al Balah, no centro do território palestino

A Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu suas operações humanitárias na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (26) em resposta a uma nova ordem de evacuação israelense em Deir al Balah, localizada no centro do território palestino. A decisão foi anunciada por um alto funcionário da organização, que optou por permanecer anônimo.

O funcionário explicou a situação crítica:

‘Esta manhã conversei com meu conselheiro de segurança no terreno e perguntei a ele: há operações nesta manhã? E ele me disse, ‘Não, impossível’.’

A ordem de evacuação afetou diretamente a área de Deir al Balah, para onde a ONU havia realocado grande parte de seu pessoal e operações após uma ordem anterior de evacuação em Rafah, há alguns meses.

O funcionário enfatizou que a suspensão não foi uma decisão deliberada, mas uma consequência prática da situação no terreno. ‘Não se trata de uma decisão de interromper as operações, mas em nível prático, não podemos funcionar’, declarou, ressaltando a necessidade urgente de ‘encontrar soluções’.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas em outubro, a ONU enfrentou diversos desafios operacionais. No entanto, esta é a primeira vez que a organização se vê completamente impossibilitada de agir.

Apesar das dificuldades, o funcionário expressou o desejo de retomar as operações o mais rápido possível: ‘Se isso significa parar por 24 ou 48 horas e começar do zero, temos que fazê-lo, mas não vamos sair. Devemos continuar lá para fornecer o máximo (ajuda) possível’.

O representante da ONU concluiu destacando o novo desafio que se apresenta: ‘Agora o desafio é encontrar um lugar para começar do zero e operar de forma eficaz’.

Leia mais notícias no N3 News.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS