O embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, revelou planos de convidar o papa Leão 14 para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em 2025, que acontecerá em Belém. A iniciativa destaca a importância do perfil amazônico do novo pontífice, que atuou por anos no Peru, segundo maior país em área amazônica.
O embaixador Vargas enfatizou que Robert Francis Prevost, agora Leão 14, possui uma significativa conexão com a Amazônia, tendo servido como bispo da diocese de Chiclayo, na região norte do Peru. “A presença dele seria importante, pois não só o papa Francisco alçou a mudança do clima ao topo da agenda da Igreja, mas também porque o Peru é o maior país da Amazônia após o Brasil”, destacou Vargas em entrevista à BBC Brasil.
* Nascido em Chicago, EUA, Leão 14 construiu forte vínculo com a América do Sul durante sua trajetória religiosa
* Atuou como missionário no Peru nos anos 1990
* Foi bispo da diocese de Chiclayo de 2014 a 2023, região próxima à transição para área de selva
* Possui experiência administrativa significativa como superior geral de sua ordem religiosa entre 2001 e 2013
* O vice-presidente Geraldo Alckmin representará o Brasil na entronização do novo papa
* O Brasil mantém a quarta relação diplomática mais antiga com a Santa Sé, sendo o primeiro país não europeu
* O cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, também convidou o pontífice para visitar o Brasil
O embaixador ressalta que as relações entre Brasil e Santa Sé são particularmente estreitas devido ao país possuir o maior contingente de católicos do mundo. “Todos os assuntos são de interesse à Santa Sé”, afirma Vargas, destacando que temas como direitos humanos, combate à fome e pobreza, justiça social e mudanças climáticas são prioridades para a Igreja.
Na próxima sexta-feira, está previsto um encontro entre o embaixador brasileiro e o novo papa, durante uma reunião com os corpos diplomáticos que atuam na Santa Sé. A expectativa é que Leão 14 mantenha a linha de seu antecessor, papa Francisco, especialmente em relação às questões ambientais e à preservação da Amazônia.