A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, revelou que a empresa atendeu à última exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a exploração de petróleo na Margem Equatorial em março deste ano. A estatal também enviou uma nova carta ao órgão solicitando autorização para a licença pré-operacional.
De acordo com Chambriard, em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira, 14, a exigência final do Ibama consistia na implementação de mais um centro de despetrolização da fauna. “A última exigência do Ibama foi mais um centro de despetrolização da fauna. Entregamos a última exigência do Ibama em março deste ano”, afirmou.
A presidente destacou que, caso seja aprovada, a perfuração na Margem Equatorial será realizada em águas profundas, a uma distância de 540 quilômetros da Foz do Amazonas. Para contextualizar a dimensão, Chambriard comparou: “Só para você ter uma ideia do que é isso, é o dobro da distância do pré-sal para a praia de Copacabana e de Ipanema”.