A Advocacia Geral da União (AGU) está combatendo a disseminação de notícias falsas que acusam a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, de supostamente ter viajado à Rússia com 200 malas contendo dinheiro do INSS. A desinformação ganhou força nas redes sociais após a mudança de rota do avião da FAB que transportava a primeira-dama.
A narrativa falsa surgiu após a divulgação de que Janja viajou à Rússia antes do presidente Lula, e que a aeronave precisou alterar sua rota devido à não autorização do uso do espaço aéreo por três países. Perfis bolsonaristas têm compartilhado intensamente esse conteúdo fraudulento nas redes sociais.
* O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contribuiu para a disseminação da desinformação ao compartilhar em seu perfil no X uma publicação do deputado estadual Bruno Engler (PL) que mencionava “O escândalo das malas: Janja leva bagagem descomunal em viagem à Rússia”.
* A publicação de Bruno Engler, feita na manhã de terça-feira, 13, alcançou mais de 286 mil visualizações e 5 mil compartilhamentos na plataforma X.
O Estadão Verifica confirmou que não existe qualquer registro oficial, seja na imprensa brasileira ou internacional, sobre Janja ter embarcado com 200 malas ou sobre um suposto “escândalo internacional” envolvendo interceptação de bagagens com dinheiro pela autoridades russas.
A AGU informou que está analisando as melhores estratégias para combater a desinformação relacionada à viagem da primeira-dama, buscando conter a propagação dessas falsas alegações nas redes sociais.