O Atlético Mineiro e o Fluminense se preparam para mais um confronto em meio a um histórico marcado pelo equilíbrio e desempenhos recentes instáveis. Ao longo de 83 partidas disputadas entre as equipes em diferentes competições nacionais e internacionais, o time mineiro mantém uma ligeira vantagem no retrospecto geral.
O histórico dos confrontos demonstra a predominância do Galo, que acumula 35 vitórias, enquanto o Fluminense soma 23 triunfos, com 25 empates completando o retrospecto. Nos embates mais recentes, o equilíbrio se mantém com nove vitórias do time mineiro, sete do Fluminense e oito empates, com 37 gols marcados pelos mineiros e 30 pelos cariocas.
A fase atual das duas equipes é marcada por oscilações:
* O Atlético-MG conquistou apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, superando o Juventude por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. A equipe também registrou três empates contra Maringá, Mirassol e Caracas, além de uma derrota para o Deportes Iquique pela Copa Sul-Americana.
* O Fluminense apresenta campanha recente com duas vitórias (sobre Sport e Aparecidense), duas derrotas (para Botafogo e San José) e um empate contra o Unión Española, evidenciando também instabilidade em seu desempenho.
O último encontro entre as equipes terminou empatado, reforçando ainda mais o equilíbrio histórico presente neste confronto tradicional do futebol brasileiro.