Parlamentares repercutem escolha de Leão XIV

Parlamentares repercutem escolha de Leão XIV

Parlamentares brasileiros manifestam expectativas sobre o novo papa, com destaque para continuidade do legado de Francisco e fortalecimento dos valores cristãos

A eleição do cardeal Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV repercutiu intensamente entre os principais líderes do Congresso Nacional nesta quinta-feira (8/5). As manifestações dos parlamentares revelaram diferentes expectativas em relação ao novo pontífice, com ênfase na continuidade do trabalho social e ambiental iniciado pelo Papa Francisco.

Os posicionamentos dos parlamentares governistas e oposicionistas apresentaram nuances distintas sobre suas expectativas para o novo papado:

* O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), expressou seu apoio destacando a importância da continuidade das causas sociais e ambientais: “O cardeal americano Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, será o sucessor do Papa Francisco e terá a missão de seguir nos inspirando ao pregar mais amor, humanismo e cuidado com o meio ambiente. Desejo sorte ao novo Pontífice e sucesso na sua trajetória. Que Deus o abençoe!”

* José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, celebrou a escolha enfatizando questões sociais: “Finalmente, a feliz expectativa de 1,4 bilhão de católicos de todo o mundo se realizou: habemos papam! Que a fé, a alegria e a esperança manifestadas pelos fiéis, na Praça São Pedro, ajudem o Papa Leão XIV na missão de unir a humanidade no amor fraterno, na solidariedade e na superação da desigualdade. Que Deus ilumine o Papa Leão XIV!”

* O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), representando uma visão mais conservadora, manifestou expectativas diferentes: “Desejo muita sorte ao novo Papa, Leão XIV. Que ele possa reacender e fortalecer os verdadeiros valores cristãos e enfrentar com coragem e fé o avanço das pautas progressistas e anticristãs. Que Deus possa guiar todas as suas decisões e palavras”

Os presidentes das casas legislativas também se pronunciaram sobre a escolha do novo papa. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, destacou o papel conciliador do novo pontífice, enquanto Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, emitiu nota oficial celebrando a renovação espiritual representada pela escolha.

Alcolumbre enfatizou em sua nota a importância do novo papado para o fortalecimento das relações internacionais e o poder transformador da fé: “Desejo que seu pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS