O feriado prolongado iniciado em 1º de maio foi marcado por uma série de casos de violência contra mulheres em Minas Gerais, incluindo violência doméstica, estupros e feminicídios. Até domingo (4 de maio), foram registrados cinco casos no estado, sendo dois em Belo Horizonte e um na Região Metropolitana.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), até março de 2025, foram registrados 40.042 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em Minas. O primeiro trimestre já apresenta um aumento de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 39.416 casos.
* Em Ribeirão das Neves, uma mulher de 40 anos relatou ter sido estuprada por um motociclista de aplicativo durante uma corrida. A vítima, que estava sob efeito de álcool e outras substâncias, foi encaminhada ao Hospital São Judas Tadeu, onde foram constatadas lesões.
* No bairro Santa Margarida, em BH, uma mulher de 29 anos foi esfaqueada pelo ex-companheiro na presença da mãe e da filha de 10 anos. O agressor foi baleado após tentar atacar os policiais.
* Em Poços de Caldas, uma técnica em enfermagem foi mantida em cárcere privado e agredida pelo companheiro, um enfermeiro de 44 anos, que aparentava estar sob efeito de entorpecentes.
* Na região da Pampulha, em Belo Horizonte, Fernanda Dantas Garrido Ribeiro, gerente de loja de 40 anos, foi morta pelo marido com golpes de facão em uma pousada. O crime foi presenciado por familiares e o autor foi preso em Morro da Garça.
* Em Matipó, na Zona da Mata, uma mulher de 27 anos foi assassinada com múltiplas facadas pelo ex-companheiro durante uma discussão. O autor, que possui histórico de violência contra a vítima, foi preso e confessou o crime.
De acordo com a Sejusp, até março foram registrados 43 feminicídios consumados e 53 tentativas em Minas Gerais, totalizando 96 casos. No mesmo período do ano anterior, foram 38 feminicídios consumados e 68 tentativas, somando 106 casos. Vale ressaltar que os dados de março ainda são parciais e podem aumentar.