PDT ameaça deixar base após saída de Lupi do governo

PDT ameaça deixar base após saída de Lupi do governo

Partido demonstra insatisfação com substituição no Ministério da Previdência, mesmo tendo votado 92% das vezes com governo na Câmara

O PDT manifestou forte insatisfação com a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, mesmo sendo um dos partidos mais fiéis ao governo, com 92,46% de alinhamento nas votações na Câmara dos Deputados. A insatisfação do partido está relacionada principalmente à forma como a substituição foi conduzida.

O líder do PDT na Câmara, deputado Mário Heringer (MG), classificou como “ruim” a condução do caso. Lupi deixou o cargo defendendo-se das acusações, afirmando que seu nome não apareceu nas investigações da Polícia Federal, argumento que utilizou inclusive durante sessão da Câmara que discutiu o escândalo no INSS.

Pontos de Tensão com o Governo

* A demissão de Alessandro Stefanutto do INSS, indicado por Lupi, após operação da PF, gerou o primeiro momento de tensão
* O presidente Lula indicou o sucessor sem consultar Lupi, o que foi interpretado como falta de apoio ao então ministro
* O partido já discutia internamente a possibilidade de se tornar independente caso o ministro fosse afastado

A histórica aliança entre PDT e PT remonta a décadas, com Leonel Brizola tendo sido vice na chapa presidencial de Lula em 1998, quando perderam para Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Novo Comando no Ministério

Apesar da insatisfação inicial, a escolha de Wolney Queiroz para substituir Lupi acabou sendo bem recebida por caciques do PDT. Queiroz, filiado ao partido desde 1992, era secretário-executivo do Ministério e braço-direito de Lupi. Com histórico de seis mandatos como deputado pelo partido, sua nomeação foi considerada “natural” pelo líder Mário Heringer.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS