O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (2), às 23h59, horário de Brasília. A data limite, que foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril, aplica-se também aos participantes do Enem 2024 que precisam justificar ausência para manter o benefício.
Os candidatos devem realizar o pedido através da Página do Participante do Enem, utilizando login do portal Gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, estabeleceu um cronograma específico para o processo.
* O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio
* Período de recursos: 12 a 16 de maio
* Resultado final após recursos: 22 de maio
É importante ressaltar que mesmo os candidatos que tiverem a isenção aprovada precisarão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em período a ser divulgado em edital específico. Para aqueles que não solicitarem o recurso ou tiverem o pedido negado, será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi definido para 2025 – em 2024, foi de R$ 85.
Vale destacar que no Enem 2024, dos 4,3 milhões de inscritos confirmados, 63,6% foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, demonstrando a relevância deste benefício para garantir o acesso ao exame nacional.
O Inep reforça que os participantes que faltaram ao Enem 2024 precisam apresentar justificativa válida para solicitar nova isenção, considerando as ausências tanto nos dias regulares do exame (3 ou 10 de novembro de 2024) quanto nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).