O Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo brasileiro, apresenta perspectivas otimistas para 2025 em Minas Gerais. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio MG, 46,4% dos empresários mineiros projetam crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior, superando significativamente as expectativas de 2024, quando 31,3% dos comerciantes previam aumento.
A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, destaca o cenário positivo: “Em 2024 já observamos boas vendas. Para aqueles que esperam as vendas melhores, o otimismo e a esperança, seguido do valor afetivo da data e o aquecimento do comércio são os motivos mais apontados”.
* Cerca de 48% dos empresários estimam que o gasto médio por consumidor ficará entre R$ 70,00 e R$ 200,00
* O segmento de tecidos e vestuário deve ser liderado por vendas de roupas (59,6%) e calçados (19,1%)
* No setor de produtos farmacêuticos, perfumes e cosméticos devem representar 69,4% das vendas, seguidos por cestas de presentes (19,4%)
* Supermercados apostam principalmente em carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%)
Entretanto, a pesquisa também revela um aumento no número de empresários que preveem queda nas vendas, passando de 9,5% em 2024 para 19,6% em 2025. Segundo Gabriela Martins: “Os empresários que esperam vendas piores este ano justificam essa expectativa devido a crise econômica, consumidor mais cauteloso, a baixa nas vendas do 1º trimestre e o valor alto dos produtos”.
A data comemorativa, que será celebrada em 11 de maio, mantém sua posição como uma das principais datas do calendário varejista, ficando atrás apenas do Natal em termos de importância comercial.