Zema tem três vetos mantidos na ALMG

Zema tem três vetos mantidos na ALMG

Assembleia Legislativa de Minas Gerais votou quatro vetos do governador Romeu Zema, destravando a pauta do plenário após um mês de bloqueio

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nesta terça-feira (22/4) a votação de vetos do governador Romeu Zema (Novo), que travavam a pauta há quase um mês. A sessão, que durou aproximadamente três horas, analisou quatro vetos do Executivo, com três sendo mantidos e apenas um derrubado.

O desbloqueio da pauta permitiu a discussão de temas importantes como a criação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig) e o reajuste salarial dos servidores da educação. O acordo para a votação dos vetos foi possível após avanços nas negociações sobre o reajuste de 5,26% para os profissionais da Educação.

* O veto 20/2025, relacionado ao orçamento estadual, foi mantido por 42 votos a 18. Dois trechos destacados pela oposição, sobre o rateio do Fundeb e o ensino de terapia ocupacional na Unimontes e Uemg, também tiveram o veto mantido.

* Por 43 votos a 18, manteve-se o veto parcial ao projeto dos deputados governistas sobre transação resolutiva de litígios.

* O veto a trechos do Estatuto da Igualdade Racial, proposto por deputadas da oposição, foi mantido com 44 votos contra 17.

* A única derrubada ocorreu no veto ao projeto que proíbe a venda de animais em pet shops, rejeitado por 54 votos a 1, com liberação da base governista para votação individual.

É importante ressaltar que, conforme o regimento interno da ALMG, após 30 dias do recebimento das negativas do Executivo, os textos precisam ser analisados como prioridade, impedindo a discussão de outros projetos em plenário. Em 8 de abril, já haviam sido votados dois dos seis vetos que travavam a pauta, incluindo a derrubada do veto sobre recursos para centros de referência de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS