Universidade realiza primeiro vestibular indígena no Ceará

Universidade realiza primeiro vestibular indígena no Ceará

Três estudantes indígenas dos povos Anacé e Pitaguary foram aprovados com bolsas integrais nos cursos de Medicina Veterinária, Pedagogia e Direito

A Unifametro, em colaboração com a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), realizou um marco histórico na educação superior do estado ao promover o primeiro vestibular exclusivo para povos indígenas. O processo seletivo, que aconteceu no dia 3 de abril deste ano, resultou na concessão de três bolsas integrais para estudantes indígenas.

O vestibular foi estruturado com critérios inclusivos específicos para as comunidades indígenas, baseando-se em uma única redação que permitiu aos candidatos compartilharem suas experiências e perspectivas culturais. A prova foi realizada no campus Jacarecanga, em Fortaleza.

Os aprovados no processo seletivo foram:
* Maria Islaine da Silva Lima, do povo Anacé, conquistou vaga no curso de Medicina Veterinária
* Jadhy dos Santos Amancio, também do povo Anacé, foi aprovada para Pedagogia
* Thaís Sousa, do povo Pitaguary, garantiu sua vaga no curso de Direito

A iniciativa da Unifametro busca criar uma ponte entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais, formando profissionais capacitados para atuarem tanto em suas comunidades quanto fora delas.

A secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves (Cacika Irê), enfatizou a importância do vestibular: “É um passo essencial para corrigir desigualdades históricas e construir um futuro mais justo e plural”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS