Conclave reunirá sete cardeais brasileiros

Conclave reunirá sete cardeais brasileiros

Processo de escolha do novo Papa após falecimento de Francisco deve acontecer em até 20 dias, com participação de 138 cardeais de todo o mundo

O falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, iniciou os preparativos para o Conclave, processo de escolha do novo líder da Igreja Católica. O Brasil conta com sete cardeais aptos a participar da votação, que deve ocorrer em até 20 dias após a morte do pontífice.

De acordo com as normas canônicas estabelecidas pelo Vaticano, apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar do processo de votação. Entre os cardeais brasileiros habilitados estão:

* Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com 64 anos de idade

O cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, com 87 anos, é o único representante brasileiro que não poderá votar no Conclave devido à idade. No entanto, ele será convocado para integrar o Colégio dos Cardeais, que se reúne antes da eleição para discutir temas urgentes da Igreja.

Segundo informações oficiais do Vaticano, um total de 138 cardeais de diferentes países estão habilitados a participar da escolha do novo papa, seguindo os critérios estabelecidos pela Santa Sé.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS