O renomado técnico francês Patrick Mouratoglou, conhecido por treinar estrelas como Serena Williams, Simona Halep e Holger Rune, declarou ao canal Eurosport que João Fonseca é o melhor jogador da nova geração do tênis. O treinador destacou a excepcional autoconfiança do tenista brasileiro de 18 anos, atual número 59 do ranking mundial.
“Há uma série de parâmetros que considero importantes. O primeiro é a crença que eles têm em si mesmos. Isso é, quase, o critério mais importante. Se não houver essa crença extremamente forte de que vão ser os melhores, como tinha o Novak (Djokovic)”, afirmou Mouratoglou.
O técnico francês enfatizou ainda outros aspectos importantes: “No quesito autoconfiança, acho que o Fonseca é excepcional. Mas não é só isso que conta, é preciso olhar também para a estrutura que estão construindo ao redor dele, o estilo de jogo, que obviamente não pode ser deixado de lado, a capacidade de evitar lesões, a qualidade física, os pontos fracos… Na minha opinião, hoje, o jogador com o maior potencial de todos é o Fonseca. Ele progride muito mais rápido do que todos os outros. E isso é sempre um sinal muito, muito importante.”
João Fonseca, que não disputa uma partida oficial desde 24 de março, já tem sua agenda definida para os próximos torneios:
* Masters 1000 de Madri – início em 23 de abril
* Possível participação no Challenger de Estoril (Portugal) – começo em 27 de abril, caso não vença dois jogos em Madri
* Masters 1000 de Roma – primeira participação do brasileiro, com início em 7 de maio
* Roland Garros – estreia na chave principal sem necessidade de qualifying, começando em 25 de maio
Vale ressaltar que João Fonseca já demonstrou seu potencial em 2024, quando aos 17 anos conseguiu sua maior vitória na carreira ao derrotar o russo Andrey Rublev no Aberto da Austrália, após passar pelo qualifying.