Moraes suspende extradição de búlgaro após decisão espanhola de não extraditar blogueiro Oswaldo Eustáquio

Moraes suspende extradição de búlgaro após decisão espanhola de não extraditar blogueiro Oswaldo Eustáquio

Ministro do STF trava extradição de búlgaro em resposta à negativa da Espanha em extraditar blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da extradição de um cidadão búlgaro como retaliação à decisão da Espanha de não extraditar o blogueiro Oswaldo Eustáquio. A decisão foi fundamentada no princípio da reciprocidade previsto no tratado de extradição entre os dois países.

A Justiça espanhola negou o pedido brasileiro de extradição de Oswaldo Eustáquio, de 46 anos, alegando que os crimes a ele atribuídos teriam “evidente ligação e motivação política”. Eustáquio é investigado no Brasil por crimes como ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

Principais pontos da decisão:

* Moraes oficiou o Ministério da Justiça e das Relações Exteriores para comunicar a representação diplomática espanhola
* O ministro estabeleceu prazo de cinco dias para que a Espanha comprove o requisito da reciprocidade
* A prisão preventiva do cidadão búlgaro Vasil Georgiev Vasilev foi convertida em domiciliar com tornozeleira eletrônica
* O processo de extradição do búlgaro fica suspenso até nova decisão

Na decisão, Moraes citou: “A decisão do Poder Judiciário Espanhol, datada de 14 de abril de 2025 que indeferiu a extradição instrutória de Oswaldo Eustáquio Filho, […] obsta a continuidade do presente procedimento, em face do desrespeito ao requisito de reciprocidade entre Brasil e Espanha”.

A fundamentação legal da decisão baseia-se na Lei de Migração (13.445/2017) e no Tratado de Extradição entre Brasil e Espanha (Decreto nº 99.340, de 1990), que estabelece a obrigação recíproca de entrega de indivíduos que respondam a processo penal ou tenham sido condenados.

A 3ª Seção Penal da Audiência Nacional espanhola justificou sua decisão afirmando que “a extradição deve ser declarada improcedente, por nos deparamos com condutas com evidente ligação e motivação política, uma vez que são realizadas no quadro de uma série de ações coletivas de grupos que apoiam o Sr. Bolsonaro”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS